segunda-feira, 28 de julho de 2008

Arcelor Mittal

Quando a fase é boa, tudo dá certo!

Com três dias úteis meu visto chegou em BH, tudo perfeito. Tenho permissão de entrada no Reino Unido entre 14/09/2008 até 14/03/2009.

O destaque desse post é a notícia do ano, recebida semana passada e confirmada em uma reunião hoje. A UFMG fechou uma parceria com a multinacional Arcelor Mittal em que a empresa custeará as passagens, seguro-saúde e mais uma bolsa de US$950,00 mensais por 6 meses de 25 engenheiros que estão indo para a Europa por esse programa da DRI, sendo que o número de bolsas desse semestre é o suficiente para ninguém ficar de fora. O contrato deverá ser assinado em breve. A partir do ano que vem, serão 50 bolsas por ano, e a Arcelor atuará junto com a DRI no processo seletivo para distribuir as bolsas, diferentemente dessa primeira experiência que não terá maiores seleções, só a já feita pela DRI mesmo.

Você que está lendo isso agora, dê 3 cambalhotas para vibrar comigo! É bom demais pra ser verdade!

Faltam 47 dias...

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Rio de Janeiro

Salve!

Retomando essa história, uma semana após o último post, a carta de aceite chegou na UFMG, com mais um tanto de guia e panfletos, nada que eu já não sabia. E com a carta em mãos, parti para finalizar as últimas etapas de todo o processo burocrático.

Fechei o seguro-saúde de uma empresa chamada Assist-Card. Contratei o seguro para até o dia 08 de março, apesar da minha passagem de volta estar marcada para 21 de fevereiro, a princípio.

Assim sendo, juntei a carta e o seguro e fiz minha oficialização de afastamento ao colegiado de Engenharia Elétrica da UFMG. Nada mais que uma formalidade pra avisar que eu realmente estou indo, já que eu não fiz matricula em nenhuma matéria e nem pedi trancamento. Ou seja, ficarei registrado na UFMG como afastamento ou mobilidade acadêmica, ainda não sei ao certo.

Agora sim atenções voltadas para o visto. Com auxílio da Despachatur, juntei um calhamaço de documentos como histórico escolar desde os 11 anos, comprovantes dos testes de inglês, toda a documentação da UFMG e da Leeds Uni, fotos 3x4, passaporte, passagens de ida e volta, carta de custeio da minha mãe e toda a documentação bancária dela; e preenchi os formulários de requisição do visto para o Reino Unido. Então, marquei para ir ao Rio de Janeiro entregar a documentação na última sexta-feira, dia 18/07. Fomos eu, acompanhado de minha mãe e minha prima; e Tetê, acompanhada de sua amiga Paula; e, claro, aproveitamos pra tirar uns dias de férias. O processo foi bem simples, recolheram os papéis e fizeram um check-list do que foi entregue, colheram minhas digitais e tiraram uma foto. Em uma semana o passaporte é liberado e tudo que foi deixado lá será devolvido via Sedex. Então, semana que vem, pretendo ser um estudante autorizado a entrar no UK! Fato curioso é que eu paguei a taxa para aplicação de estudante de menos de 6 meses no valor de 221 reais no dia que fiz a inscrição no site. A Tetê deixou pra pagar só no Rio e descobriu que o valor que deveria ser cobrado é de 337 reais, e que o site estava errado porém quem pagou aquele valor ficou por isso mesmo. Dei sorte!

Agora, há pouco mais de um mês pra viagem, me resta esperar as respostas pendentes, do visto e da acomodação, e arrumar malas! Comprei a passagem de ônibus de Londres pra Leeds pra domingo às 17:30 por apenas £5,00. Porém terei que desembarcar por volta das 10:00 no aeroporto em Londres e ir para o centro da cidade, um trajeto um pouco demorado pois o desembarque toma um bom tempo, além do tempo de translado aeroporto-centro. A viagem Londres-Leeds demora 4 horas e 15 minutos.

Por enquanto é só!

Faltam 54 dias...